Utilizar gelo ou bolsa de água quente? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os pacientes que estão com dor musculoesquelética. Algumas dicas abaixo ajudam a sanar essa dúvida:
A compressa fria é ideal para a recuperação de quadros inflamatórios decorrentes de quedas, pancadas ou lesões musculares e articulares. É recomendada, geralmente, em traumas mais agudos. Esse tipo de lesão pode apresentar-se inicialmente com dor local, inchaço, aumento de temperatura local, vermelhidão e dificuldade para mobilizar a articulação.
Além de ajudar no controle da dor, a compressa de gelo ajuda a concentrar a lesão, diminuindo o inchaço local. Isso acontece porque a temperatura fria da compressa induz a uma constrição dos vasos que foram lesionados e rompidos pela lesão, diminuindo, assim, o fluxo sanguíneo e o extravasamento de fluidos no local da lesão.
Por outro lado, a bolsa de água quente é mais indicada para o relaxamento muscular e para o controle de dores mais crônicas. Ao invés de contrair os vasos e diminuir o fluxo sanguíneo no local afetado, o calor auxilia no aumento da chegada de sangue até a localização dolorosa. Dessa maneira, contraturas musculares são a principal indicação para o uso de compressa de calor.